sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

5 Dicas para melhor estudar para concursos


A gente fica meio perdido quanto a estudar para concurso público. O Edital traz tantas referências de estudos que ao invés de nos dar o norte, deixa-nos mais desnorteados, não é mesmo. A seguir listarei 05 dicas para organizar seus estudos

Dica 1 - Planeje seus horários de estudos

É muito simples e rápido o processo de planejamento. Em uma planilha marque os horários em que está acordado. Já risque os horários em que não tem disponibilidade e desfaça das atividades que não são prioridades e não urgentes.
Fazendo assim você visualizará os horários de disponibilidade, caso não tenha é importante que você separe um tempo para os estudos. Tenha disciplina e obedeça estes horários
Caso acontecer algo e você não conseguir cumprir os horários de estudos, refaça os planos e não perca o foco e nem a motivação.


Dica 2 – Conheça o Edital

É muito importante estudar o edital, não é uma leitura fácil, mas é preciso. Antes de iniciar qualquer estudo ou compra de apostilas é essencial conhecer não só a matéria que irá cair na prova.
Também é o que você não pode levar no dia da prova e o que você não deve deixar de levar na prova para fazer a prova, isto impede a eliminação sem fazer a prova.
É essencial conhecer as pontuações necessárias para aprovação, como é feita a classificação dos aprovados na prova, o peso de cada disciplina e pontuação mínima para a não reprovação.
O tempo de colocar os recursos, a prova de títulos, entre outros assuntos.
Não deixe de ler e procure quem possa tirar suas dúvidas, como por exemplo a própria banca.

Dica 3 – Conheça a banca

A banca é a instituição que aplica as provas. Cada banca tem suas “manias” e seu “jeito” de aplicar as provas. Você conhece a banca tendo acesso às provas de concursos anteriores.
Com o conhecimento do edital acrescido das provas de concursos já aplicados você tem a noção de como será a prova e não terá surpresas!
Estas provas podem estar disponíveis no próprio site da banca ou em sites especializados em prova e/ou divulgação de concursos, como por exemplo o site do PCI Concursos.

Dica 4 – Faça análise do referencial de estudo

O tempo é sempre curto no estudo para concursos. Então você precisa listar todas as matérias exigidas para a sua prova de concurso e já cortar aquelas que você tem um bom conhecimento.
Faça exercícios das matérias que você tem um bom conhecimento e aprimore somente os pontos que apresenta dificuldades. Existem vários sites que tem simulados, aproveite-os.
Em seguida marque todos que você já viu, mas que não tenha tanta segurança, neste caso, você precisa fazer uma pequena revisão. O que você precisa dar prioridade é a matéria que você não tem conhecimento.
Assim, depois de fazer todas estas marcações você já tem noção do que priorizar.

Dica 5 – Descanse

Tire um momento para relaxar e preze um bom sono. Isto faz o cérebro funcionar melhor, além de facilitar o seu foco.


Minha indicação pra você ser ainda melhor: o livro da Metodologia de Estudo para Concurso Ciclo EARA®, saiba mais clicando no link disponível na tela do lado esquerdo.

Obrigada pela companhia e ótimos estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário